Olá!
Após falarmos sobre alguns conceitos relativos a bancos de dados estaremos dando iníco as aulas de programação com a utilização de uma linguagem de programação. Neste ano estaremos implementando o uso do PHP – Hypertext PreProcessor (http://www.php.net/ ), criada em 1994 por Rasmus Lerdorf.
O PHP é uma linguagem de script altamente modularizada o que a torna ideal para sua instalação em servidores web. Ela é multiplataforma, ou seja, pode ser executada em ambientes Windows, Linux, Mac OS, Solaris, Novell Netware, Risc, etc ampliando suas opções de uso.
Por ser uma linguagem voltada para a web, faz-se necessário o uso de um servidor web que é um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.). O Servidor web mais utilizado em conjunto com o PHP é o Apache (
http://www.apache.org/), porém outros servidores também podem ser usados tais como: IIS (Microsoft), Nginx, Ligthttp, BadBlue, entre outros.
O PHP também possui suporte a um grande número de bancos de dados o que possibilita a criação de páginas dinâmicas de forma simples, (em parte, vale lembrar). Alguns dos bancos suportados pelo PHP são: Oracle, Sybase, PostgreSQL, InterBase, MySQL, SQLite, SQL Server, Firebird etc, podendo abstrair o banco com a biblioteca ADOdb, entre outras.
Através do PHP, podemos desenvolver uma gama de aplicações, tais como: controle de estoque, loja virtual, impressão de códigos de barras, impressão de boletos bancários, livros de visitas, chats, fóruns, gerenciadores de emails e muitos mais, o limite esta em nossa criatividade.
Ao longo dos próximos meses iremos conhecer mais sobre o PHP e também sobre algumas outras linguagens necessárias para o desenvolvimento de aplicações web. Por hora, segue abaixo o link para o download de uma apresentação introdutória sobre o PHP.
Introdução ao PHPTenham uma ótima semana.